segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projetos desenvolvidos no Brasil na área das AH/SD (RJ)

Projeto Jovens Talentosos abre as portas do mundo da ciência para jovens de baixa renda

qua, 28/07/10
brasileiros_postPor Edney Silvestre
São os loucos que mudam o mundo.  Aqueles loucos que, quando todos dizem “É impossível mudar a realidade”, retrucam “Nós podemos”. E podem mesmo. Como prova o nosso personagem central desta quinta. O professor Leopoldo de Meis, de 71 anos, sempre acreditou que uma dos piores efeitos da pobreza é impedir que jovens talentosos e sem recursos financeiros, que poderiam ajudar nosso país crescer melhor e mais justo, têm suas carreiras cortadas precocemente.  Particularmente no campo da ciência, cujo estudo exige dedicação maior de tempo e o conhecimento de línguas estrangeiras.
Perdem eles, perdemos todos.”Mas assim é a nossa realidade”, diriam – aliás, dizem – aqueles que não acreditam na possibilidade de alterar o que está à nossa volta. Sim, é. Mas este professor emérito do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor Honoris Causa pelas Universidades da Bélgica e de Buenos Aires descobriu uma maneira de buscar, entre rapazes e moças de baixa renda, alunos da rede pública de ensino, talentos para a medicina, a biologia, a química, as carreiras voltadas para a ciência.  É o projeto Jovens Talentosos, que ele desenvolve desde 1990.
brasileiros_post1valComo a gente mostra, nessa produção de Adriana Caban e Renata Rodrigues, dezenas de novos cientistas já foram revelados por esse projeto.  Como isso aconteceu, a partir de um curso de férias em 1985, é surpreendente. Complexo, por um lado, simples, pelo outro. 
Esses jovens recebem bolsas de até R$ 300 financiadas por órgãos como Finep, Capes e Faperj, além de uma ajuda de custo para alimentação e transporte.  Enquanto completam o ensino médio, freqüentam laboratórios e auxiliam pós-graduados. O professor Leopoldo e aqueles que aderiram ao projeto correm atrás de bolsa para que eles façam cursinhos pré-vestibular, comprem material didático, façam cursos de línguas. Muitas vezes acabam pagando do próprio bolso.
Desde o início dos cursos de férias, mais de 2 500 estudantes por lá. Pelo menos cem foram aproveitados pelo projeto Jovens Talentosos. Nossa equipe foi às casas de vários desses jovens, na periferia do Rio de Janeiro. E mostra a valentia deles, de seus pais, de suas mães.
brasileiros_post3Um dos alunos do professor Leopoldo era menino em Vigário Geral, um bairro infelizmente conhecido pela terrível história de uma chacina.  Wagner, filho de um serralheiro e uma costureira, foi parar em Harvard, reconhecida como uma das melhores universidades do mundo. Há outros, como ele.  Gente que escapou, inclusive, da violência e poder de traficantes de drogas. Histórias que você conhece no próximo “Brasileiros”.

http://brasileiros.globo.com/platb/programa/2010/07/28/projeto-jovens-talentosos-abre-as-portas-do-mundo-da-ciencia-para-jovens-de-baixa-renda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário